Já se perguntou quando é preciso levar a criança par avaliação com o neuropediatra?
Quando ir ao neurologista infantil?
Normalmente os pediatras são os primeiros a encaminhar a criança para uma avaliação no neurologista infantil quando percebem alguma alteração no desenvolvimento motor ou cognitivo da criança. Por isso é muito importante que todas as crianças façam acompanhamento regular com o pediatra.
Entretanto, os pais podem procurar o neurologista ou conversar com o pediatra sobre essa possibilidade quando notam alguma alteração no desenvolvimento dos seus filhos, seja uma dificuldade para falar ou andar, quedas frequentes ou gagueira, por exemplo.
Além disso, outras alterações como dor de cabeça frequente, dificuldade escolar, perda de força ou alteração da sensibilidade, bebês hipotônico (muito moles) e outras alterações que os pais notarem em qualquer idade dos filhos até o final da adolescência.
Exemplos de quando procurar o neuropediatra
- de condições que o neuropediatra deve avaliar e ajudar no tratamento são:
- dificuldade escolar
- dores de cabeça
- hiperatividade e déficit de atenção
- alterações do tamanho ou forma da cabeça
- tiques
- epilepsia
- meningite
- paralisia cerebral
- atraso na fala
- distúrbio no sono e terror noturno
- autismo
- doenças neuromusculares ou degenerativas do sistema nervoso central
- acompanhamento de bebês prematuros
- entre outros
O neurologista infantil junto com uma equipe multidisciplinar de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicólogos avaliam as crianças e juntos aos pais traçam a melhor forma de tratamento e acompanhamento.
Se quiser saber mais sobre o que é a neuropediatria, veja nesse post aqui. E para acompanhar mais sobre o assunto, veja meu instagram que tem vários posts sobre a neurologia infantil 😊
Minha filha tem 2 anos e ela e agressiva chora grita muito ela chora por ver uma cena de choro na tv celular anda não sempre nas pontas dos pés pula bastante encima das coisas não brinca com nada só gosto de coisas coloridas a rotina tem que ser a mesma se não enlouquece e chora até vomitar não gosta de brincar com outras crianças não sei porque ela e assim já levei numa pediatra disse que pode ser autismo agora tá na fila pra conseguir um neuro
Boa tarde, Dienifer
É muito importante levar para uma avaliação com neuropediatra não só para entender todo o comportamento dela e desenvolvimento a fim de chegar em um diagnóstico como, e principalmente, para já iniciar a terapia necessária. Quanto mais cedo iniciamos a terapia, melhor para a criança.
O que fazer qdo precisamos e não conseguimos um atendimento para podermos ajudar nossas crianças 😭
As vezes pode ser muito difícil conseguir uma avaliação médica especializada mesmo, principalmente quando se depende do SUS ou até mesmo de convênios, devido a alta procura de pacientes e poucos profissionais disponíveis.
Se não for possível recorrer ao atendimento particular, sugiro não desistir e ficar em cima.
A depender do motivo da consulta, pode ter algumas coisas que podem ser feitas pela família (como no caso de atrasos do desenvolvimento, com estimulação da criança).
Sugiro segui meu Instagram onde, além de poder tirar dúvidas de forma mais fácil, há sempre conteúdos sobre a neuropediatria. ☺️
Espero poder ajudar vocês! 🥰