Desenvolvendo o potencial da criança!
A terapia ocupacional desempenha um papel muito importante no apoio a crianças atípicas, isto é, com transtorno do neurodesenvolvimento, sejam elas autistas ou com outros atrasos do desenvolvimento como na paralisia cerebral.
Desta froma, vamos explorar três benefícios dessa terapia que pode melhorar muito a qualidade de vida e desenvolvimento das crianças?
1: Desenvolvimento de Habilidades Sociais:
A terapia ocupacional auxilia no aprimoramento das habilidades sociais, como interação, comunicação e compreensão de expressões faciais. Isso ajuda a promover conexões significativas com os outros.
2: Melhoria da Autonomia Diária:
A terapia ajuda a criança a desenvolver habilidades de autocuidado, como vestir-se, alimentar-se e higiene pessoal. Isso promove maior independência no dia a dia.
3: Manejo das Sensibilidades Sensoriais:
Para as crianças que apresentam transtorno do processamento sensorial, como algumas crianças autistas, por exemplo, a terapia ocupacional com Integração Sensorial oferece estratégias para lidar com essas sensibilidades, tornando as experiências sensoriais mais confortáveis.
4: Melhora da motricidade fina:
A terapia ocupacional também ajuda no desenvolvimento de habilidade motoras finas importantes para as etapas do desenvolvimento, inclusive pedagógico, como abotoar um botão, segurar lápis e caneta, usar tesoura e outras habilidades.
Terapia ocupacional individualizada
A terapia ocupacional deve ser individualizada, isto é, direcionada para as necessidades individuais da criança, focando em seus pontos fortes, promovendo seu bem-estar e desenvolvimento.
Se você conhece alguém que possa se beneficiar, compartilhe essa informação valiosa.
-
Pingback: Sua criança se incomoda com barulhos? - Dra. Amanda Nogueira