O perímetro cefálico é a medida realizada para ver o tamanho da cabeça do bebê. O médico que está avaliando a criança usa uma fita métrica a qual passa por toda a circunferência da cabeça, desde a glabela (região entre as sobrancelhas) até a protuberância occipital (parte de trás da cabeça).
Usa-se essa medida para saber como está o crescimento da mesma em relação a idade do bebê. Temos um gráfico padronizado que mostra os valores normais para o perímetro cefálico em cada mês de vida da criança desde o nascimento até 5 anos de idade. Desta forma, colocando a medida no gráfico, podemos avaliar se o tamanho está normal, menor do que o esperado ou maior que o esperado.
Essa medida é importante como parte da avaliação do desenvolvimento cerebral da criança e ajuda a detectar alterações neurológicas na criança, como a microcefalia ou hidrocefalia, permitindo o diagnóstico e tratamentos precoces. Esse é mais um dos motivos importantes de ter uma avaliação frequente e regular com o pediatra
Crescimento do Perímetro Cefálico:
Para termos uma noção, recém nascidos a termo nascem com o perímetro cefálico em torno de 35cm, e seu aumento no primeiro ano de vida ocorre, em geral, da seguinte forma:.
- nascimento a 3 meses: crescimento de 2 cm/mês
- 4 meses a 6 meses: crescimento de 1 cm/mês
- 7 meses a 12 meses: crescimento de 0,5 cm/mês
E aí, seu filho fez o acompanhamento certinho do crescimento da cabeça?
Na caderneta do bebê existe o gráfico do perímetro cefálico, peça para seu pediatra anotar em toda a consulta. 🙂